Como se tornar um Trader em 5 passos

A profissão de Trader envolve muita admiração de algumas pessoas e certa desconfiança de outras, normalmente oriunda da falta de conhecimento. Afinal, o Trader é fundamental para o bom funcionamento do mercado financeiro.

Porém, para se tornar um Trader, você precisa seguir uma caminhada, uma formação.

Na verdade há um passo a passo que precisa ser levado em conta para que você seja um Trader de sucesso. Já te adianto, seguindo estes 5 passos apresentados aqui você sairá muito na frente de quem tenta se tornar um Trader de forma aleatória.

tornar um trader

Este é o caminho das pedras que percorremos para chegar onde estamos e agora compartilharemos com você!

1- Conhecer o mercado é fundamental

Pense comigo: um médico que não tem plenos conhecimentos sobre o corpo humano pode ser competente? Claro que não! Mesmo que ele seja especialista em determinada área, ele deve conhecer o corpo como um todo. Com o Trader é a mesma coisa.

Por mais que ele opere apenas com ações é fundamental que ele busque estudar e entender como é o funcionamento do mercado, como ocorrem as altas e quedas, os movimentos que podem ser produzidos pela especulação e tudo mais.

Sem conhecer o mercado é impossível se tornar um Trader de sucesso. Portanto, o primeiro passo para qualquer Trader de sucesso é conhecer muito bem o terreno que está pisando.

2- Estude técnicas específicas de Trading

Continuando com o exemplo do médico, primeiro você conhece o contexto geral e depois se especializa. Você encontrará nas operações de trading inúmeras formas de análise e ferramentas para auxiliar, como é o caso das médias, Fibonacci, além de Tape Reading (análise das fluxo de ordens), Stop Loss e muitas outras.
Você precisa conhecer profundamente todas elas. Por mais que no contexto geral existam situações em que o Trader utiliza predominantemente uma técnica ou duas, é fundamental conhecer as opções, até porque, determinada técnica pode ser melhor para movimentos Y e outras para Z.
Com isso você encontrará melhores oportunidades e aumentará as chances de entrar ou sair no momento ideal, potencializando a lucratividade.

3- Tenha bons mentores

Apoiar-se no ombro de quem já percorreu o caminho e obteve sucesso pode facilitar a escalada no conhecimento. Por mais que estudar seja importante, há situações que não estão nos livros ou vídeos, e para estes casos um bom mentor, ou então vários deles, pode auxiliá-lo.

Como escolher este mentor? Primeiramente, com a popularização do trading surgiram muitos oportunistas e você deve tomar cuidado com eles. Pessoas que não operam de forma profissional, mas querem vender cursos, mentorias e workshops, ganhar dinheiro nas suas “costas”. Como você aprenderá realmente com alguém que não vive o dia a dia do mercado? Impossível, não é?

Portanto, o primeiro passo para escolher seus mentores é analisar os resultados e carreira. Se eles realmente ganham dinheiro como Traders apresentando lucros constantes, quanto tempo já estão ativos no mercado e faturando.

Afinal, na Bolsa, o sucesso se dá apenas de uma forma: com o lucro obtido nas operações.
Se o seu mentor não tem isso é o momento de buscar outro. Seus mentores serão a base para você construir sua carreira e ganhar dinheiro como Trader, desde que eles saibam o caminho a ser seguido!

4- Desenvolva sua inteligência emocional

O Trader precisa ser frio e controlar suas emoções. Caso contrário está fadado aos prejuízos. Todo Trader em algum momento terá prejuízo, faz parte da profissão. O sucesso do Trader ocorre quando os lucros são superiores aos prejuízos em uma quantidade considerável. Mas os prejuízos vão existir sempre.

Por isso dizemos que é preciso ganhar muito com as operações bem sucedidas e perder pouco com as negativas, ou seja, jamais eliminamos o fator de que um Trader terá também resultados ruins.

Quem quer ser um Trader profissional tem de saber lidar com isso, manter a calma e a serenidade em cenários mais hostis para se manter operando e cobrir os prejuízos assim que o cenário ficar favorável.

Então lembre-se: para ser um bom Trader você precisa de inteligência emocional.

E a questão é, como desenvolvê-la? Se você tiver bons mentores e tiver segurança quanto aos seus conhecimentos de mercado, será mais fácil conseguir desenvolvê-la e manter o controle.

Também, fazer exercícios, trabalhos de concentração e relaxamento, estudar muito e aprender a trabalhar com percentuais de ganhos e perdas ao invés de pensar no valor monetário em si pode ajudá-lo a melhorar a sua inteligência emocional.

5- Tenha disciplina

Aquela imagem de que o Trader viverá uma vida de “férias” não condiz com a realidade. Sim, ele terá mais liberdade, contudo, terá de trabalhar muito e ter disciplina.

Você pode ficar alguns dias sem operar, mas o lucro dos demais precisa cobrir os dias inativos. Pode até tentar operar da beira da piscina, mas um ambiente com distrações fará com que não tenha concentração suficiente para realizar boas estratégias.

O Trader precisa, constantemente, seguir uma rotina disciplinada de compra e venda de ativos. Perceba, é mais factível ganhar 1% num dia do que 30% em uma única operação do mês.

Para se tornar um Trader de sucesso, disciplina e consistência nas operações são fundamentais!

Estes são os passos fundamentais que o Trader deve trilhar para ser um profissional. É lógico que neste meio há questões como ter uma conta em corretora, valores para investir, softwares para analisar e muito mais. Mas esta parte é mais simples. Se você não desenvolver comportamentos e adquirir conhecimentos, nada irá te fazer ser um operador de sucesso.

TEM CERTEZA QUE JÁ QUER SAIR ?

Agradecemos sua visita e temos um PRESENTE ESPECIAL PARA VOCÊ
Baixe Agora Nosso E-book: 5 Passos para Lucrar com a Bolsa de Valores
DOWNLOAD