Como ser Trader full time trabalhando em casa?

A proposta parece tentadora: Você trabalhar em casa, sem chefes ou “clientes”, remunerando seu capital através de operações de trading. Sim, o trading é realmente fantástico. Porém, muitas pessoas não sabem como ser um Trader profissional e realmente poder viver exclusivamente da profissão.

O processo para ser um Trader envolve diversos aspectos, não apenas técnicos. Afinal, você pode ser Trader sem ser profissional. O day trade, swing trade e position Trading (os 3 estilos de trading) estão disponíveis para todos.

Porém, ser um profissional, operar com boa rentabilidade e viver tranquilamente com isso é o que torna o trabalho mais difícil.

ser um trader em casa

Ser um Trader full time exige, antes de tudo, um processo de aprendizagem, técnica e experiência no mercado financeiro. Não é algo que você faz da noite para o dia.

Há um processo para você ser Trader. Sem ele você não terá sucesso. É enorme o número de pessoas que entram no mundo do Trading e acabam apenas perdendo dinheiro e ficando frustradas, e são justamente essas pessoas que falam que bolsa de valores é loteria e não é possível ganhar dinheiro com ela.

O problema é que elas não seguiram o processo de formação de um Trader profissional, aquele que pode operar a partir de sua casa, com todos os benefícios que a profissão traz.

Aqui entramos em um ponto fundamental. Trader é profissão, não um passatempo. Não é “aventura”.

Como uma profissão, tem-se um processo de construção, aprendizado, erros e ganhos. Ou você conhece, por exemplo, um neurocirurgião que já começou operando? Com certeza não!

Abaixo criamos um passo a passo de como ser um Trader Profissional e algumas dicas:

1- Comece pela educação, a base de tudo!

Se o trading é uma profissão, qualificação é fundamental. Em todos estes anos que operamos na Bolsa de Valores nunca topamos com um Trader profissional que não estudou e continua estudando muito. O mercado é volátil e só os bem preparados estão prontos para isso.

Estude para ser um Trader. Mas estude muito! Conheça o mercado, sua lógica e por que determinados movimentos acontecem.

Entenda todas as escolas de análise de investimento, como a fundamentalista, fluxo de ordens, técnica e outras, mesmo que não as utilize. Foque a maior parte do seu tempo em aprofundar na análise técnica e no fluxo de ordens, pois são as mais utilizadas para curto prazo e que costumam trazer melhores resultados.

2- Analise seu perfil

Nem todas as pessoas podem ser Traders. Infelizmente, esta é a verdade. O Trader tem que ter muito controle emocional, principalmente para lidar com as operações mal sucedidas. Muitas vezes, a análise acaba não sendo tão precisa e podem acontecer movimentos que não estavam previstos. É natural, faz parte do dia a dia de um Trader.

E vale lembrar: ter o emocional preparado para os ganhos também é fundamental. Traders que ao ganhar dinheiro pensam ser “excepcionais” e soberanos, tendem a emendar dezenas de operações sem a devida a análise e, cedo ou tarde, exageram no tamanho da posição por excesso de confiança, o que normalmente traz um grande prejuízo.

Por isso a inteligência emocional é fundamental, e conhecer o seu perfil é um dos primeiros passos para desenvolver uma boa capacidade de adaptar a sua mente ao mercado.

3- Comece a operar

Como já citamos no primeiro tópico, a qualificação é fundamental para o Trader. Mas analisar cenários estáticos é fácil. Na dinâmica do mercado é que você vai colocar todo este conhecimento em prova. Quer ser um Trader? Então comece a operar, mesmo que com um pequeno valor.
Inicie no mercado, seja ele de ações ou futuros. Na prática, tudo o que você aprendeu pode ser colocado a prova. Não se espante ao passar por situações que não estavam previstas. A vida do Trader é composta disso. Aprenda com os erros.

4- Busque networking com quem já tem sucesso

Sabe aquela história de aprender com os erros dos outros? No trading ela é a verdade nua e crua e te faz economizar dinheiro. Por isso, busque Traders de sucesso, saiba das experiências, fracassos, cuidados e macetes. Isso vai aumentar seu know how e melhorar a qualidade das suas operações.

5- Aprenda mais sobre controle de risco

Pode ser que o trade esteja aparentemente favorável e mude de direção rapidamente. Como Trader é preciso aprender e executar o controle de risco nas suas operações. Sempre haverá risco. Isso é inerente à profissão.

O que você deve saber é optar por riscos controlados e reduzidos para que seu capital não seja exposto de forma desnecessária.

6- Desenvolva um Set Up

O Set Up é a forma como o Trader vai analisar as opções e operar. Ela é a base, a metodologia usada pelo Trader. Se você não tem um Set Up, no entanto, perderá dinheiro. Não tem jeito.

Desenvolva seu próprio Set Up. E a maneira de fazer isso é aprendendo com traders de sucesso. Depois de conhecer vários setups de traders consistentes, você acabará usando de cada um aquelas ferramentas que mais combinam com o seu perfil.

Em síntese, ser um Trader é um sonho para muitos. Se você não começar a estudar e buscar isso com foco e determinação ficará sempre no campo dos sonhos. Mercado é estudo, prática e controle emocional. Como em qualquer profissão o sucesso é dos mais preparados.

TEM CERTEZA QUE JÁ QUER SAIR ?

Agradecemos sua visita e temos um PRESENTE ESPECIAL PARA VOCÊ
Baixe Agora Nosso E-book: 5 Passos para Lucrar com a Bolsa de Valores
DOWNLOAD