Desenvolvendo um SET UP operacional

Todo trader iniciante que ingressa no mercado tem uma obsessão clara pela busca de um SET UP operacional vencedor. É uma busca pelo santo grau. A alquimia do trading. Afinal, existe SET UP perfeito? Como fazê-lo?

Em síntese, iremos explorar neste artigo o que é um SET UP operacional e sua valia para ser bem sucedido no trading. Confira!

SET UP

Primeiramente, um método (SET UP) consiste num conjunto de regras que definem o momento de comprar e/ou de vender um determinado ativo. As regras do método devem ser extremamente bem definidas e claras, principalmente no início da carreira do trader.

Um SET UP para ser vencedor deve conter:

Uma situação de vantagem: O método deve pré-definir situações de vantagem. O trader deve-se valer de qualquer escola de análise, contudo os parâmetros que fixar para operar devem gerar alguma esperança matemática positiva. Os profissionais só operam quando os mercados lhes oferecem vantagens especiais. Entenda essas situações como assimetrias em riscos potenciais e retornos.

Motivo da entrada: A razão pela qual vai arriscar o trade e ponto ideal de entrada para o SET UP.

Motivo da saída: A razão pelo qual vai abandonar a operação e o ponto ideal de saída para o SET UP.

Tamanho: O montante ideal e o montante máximo do capital a ser colocado em cada operação.

Risco: A porcentagem máxima permitida de perda caso a operação não tenha sucesso.

Administração do trade: Descrição detalhada dos objetivos, realizações parciais e totais, movimentação de stops durante a operação.

Sem respostas claras para cada uma dessas questões, não existe um método operacional eficiente de longo prazo. Havendo clareza para respostas, se for seguido com disciplina, não haverá interferência da emoção na operação e o fator tempo será um aliado.

Acesse o link aqui e conheça mais sobre nosso processo de recrutamento

FATOR TEMPO

Ter um método (SET UP) vencedor no longo prazo é o objetivo de qualquer TRADER. Imagine um DAY TRADER que vem tendo lucros durante meses e, em apenas uma operação errada, acaba devolvendo todo o seu lucro. Esse não é, certamente, um método consistente de longo prazo. Claro que em determinados momentos teremos um SET UP mais encaixado que em outros. E óbvio que teremos que ir ao longo do tempo adaptando o SET UP as mudanças que ocorrem de tempos em tempos no mercado.

Mas isso não altera a eficiência do método que se prova vencedor em espaços maiores de tempo.

Métodos operacionais bem elaborados geram uma vantagem probabilística que se transformará em ganhos consistentes na medida em que haja repetição. Alguns traders, tão logo criam um método, passam a operá-lo, algumas vezes com um volume considerável de seu próprio dinheiro. Mal sabem dos riscos que correm ao aplicar um SET UP antes de testá-lo.

Como já dissemos, existe apenas chance de sucesso em cada operação. Por isso, ressaltamos: é essencial começar com um capital reduzido, realizar uma série de testes antes de utilizar qualquer método operacional. Um método simples e pré-definido é a única forma de um DAY TRADER retirar o emocional do mercado e deixar as estatísticas probabilísticas trabalharem a seu favor. Isso proporciona um método vencedor no longo prazo que permite que o DAY TRADER saiba a hora de entrar e de sair de uma determinada operação.

A criação de um método demanda tempo, esforço, repetição. Exige-se inclusive que o método tenha relação direta com as características individuais de cada um. Uma pessoa mais aversa à risco desenvolverá um método usando um volume menor de alavancagem. Uma pessoa mais ansiosa irá desenvolver um método para passar o menor espaço de tempo possível posicionada no mercado. Cada TRADER terá que desenvolver um método partindo de quem é. O que funciona para mim provavelmente não irá funcionar para você pela precisa razão de sermos pessoas diferentes.

Elementos essenciais para desenvolver um SET UP vencedor

Alexander Elder estabelece que para se tornar um operador de sucesso se faz necessário que o TRADER domine os 3 M’s (mind, method e money). Mente é a disciplina que o fará manter-se calmo diante das flutuações desvairadas do mercado. Método é o desenvolvimento de um sistema operacional rígido, como o operador irá descobrir as melhores operações e estabelecer pontos de entrada e saída. Money é a gestão do dinheiro, colocando em risco apenas parte do seu capital em cada operação. No que tange a gestão do dinheiro, Elder nos traz um exemplo muito interessante. Ele aborda a forma com que são construídos submarinos. Os submarinos são construídos em compartimentos, de modo a não afundar se houver problemas com uma das partes e esta ficar inundada. Assim devem ser estruturadas as operações. Com controle de risco, as coisas não indo bem, não teremos o aniquilamento do trader.

Não existe método pior ou melhor.

O que vai diferenciar os resultados dos traders será a disciplina com que seguem seus sistemas e o controle de risco aplicado as suas operações. A diferença entre o melhor trader e o pior muitas vezes não está no método empregado. Mas sim na capacidade de reconhecer o erro, limitá-lo e continuar confiante. O melhor trader do mundo possui sim operações que dão errado, mas são capazes de reconhecer e agir para limitar a perda. E mais, não sofrem com isso, pois entendem profundamente que perdas são inevitáveis.

O importante é definir que tipo de trader você irá ser e que método irá utilizar. Não dá para operar tudo que se vê. Kahneman falou algo bem interessante a respeito disso em uma passagem recente pelo Brasil. Ele disse: “Quanto mais ideias os investidores têm, mais dinheiro eles perdem.” Warren Buffett, apesar de ser um investidor de longo prazo, deixa o alerta: “A diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas muito bem-sucedidas é que o segundo grupo diz não para a maioria das coisas”.

Por isso, no desenvolvimento do SET UP o trader não deve perder de vista uma coisa. Que o SET UP deve ser um conjunto de regras simples e de fácil implementação. Da Vinci já dizia que “a beleza das coisas está na simplicidade”.

TEM CERTEZA QUE JÁ QUER SAIR ?

Agradecemos sua visita e temos um PRESENTE ESPECIAL PARA VOCÊ
Baixe Agora Nosso E-book: 5 Passos para Lucrar com a Bolsa de Valores
DOWNLOAD