O que preciso entender para ser um DAY TRADER?

Tornar-se um profissional do trading é um sonho e motivo de desejo de muitas pessoas. Especializar-se no DAY TRADE então é sinônimo de chegar ao topo. Certamente, a razão disso reside no fato de que 90% daqueles que se aventuram nessa modalidade operacional perdem dinheiro.
No livro “The Millionaire Code” as pesquisas realizadas apontaram que apenas entre 5% a 10% de todas as pessoas têm perfil vencedor para praticar o day trading no mercado financeiro. No entanto, amostragens de longo prazo deixam claro que não há sorte no pregão e os acertos aleatórios não passam disto apenas.

ser um DAY TRADER

Separamos assim alguns requisitos que julgamos necessários para que o trader iniciante possa evoluir nesse ofício. Confira:

Características

Operar no DAY TRADE, como a própria tradução sugere, consiste em abrir e fechar operações no mesmo dia. Toda a metodologia que deve ser desenvolvida pelo trader tem que se basear em operações de compra e venda ou venda e compra de ativos financeiros com o fechamento das operações no mesmo dia.

O fator temporal, ou seja, o fato de todo DAY TRADER saber que dormirá líquido, faça chuva ou sol, tem duas implicações importantes. A primeira delas é que não basta acertar a operação. Você tem o relógio contra si. Por isso, a estratégia precisa estar calibrada para essa janela de tempo. O lado bom disso é que DAY TRADER sabe que todas as posições, vencedoras ou não, serão encerradas até o final do dia. E o melhor dessa prática é que o DAY TRADER dorme bem à noite.

Dormir líquido, principalmente em mercados voláteis e com fatores que conduzem preços de pouca previsibilidade (driver político por exemplo) é uma grande vantagem. Dormir líquido faz com que DAY TRADERS tenham noites de sono tranquilas, sem precisar saber o que irá acontecer ao longo da madrugada nos mercados asiáticos e nem como os mercados europeus irão abrir.

Um DAY TRADER geralmente faz muitas operações num dia.

Por isso, é importante o DAY TRADER buscar uma corretora que pratique condições comerciais favoráveis a esse tipo de estratégia. Aqui na Brasil Traders nossos alunos e traders operam nas mesmas condições que nós na Capital Markets. Confirma as vantagens de operar junto com a Brasil Traders.

O sucesso operacional de um DAY TRADER deriva de um sistema de operações a princípio rígido (lembre-se ninguém começa genial) e o mais simples possível. Não há certezas apenas chances com alguma vantagem probabilística. Sistemas rígidos levam a disciplina e a simplicidade à ausência de desculpas para o não cumprimento do plano.

Visualizar, reagir e ter disciplina para seguir o plano. Essa é a fórmula utilizada pelo DAY TRADER para operar no mercado. Traders bem sucedido são racionais. Operam em busca de dinheiro. Os perdedores, ao contrário, têm uma predileção especial pela excitação do jogo.

Elencamos algumas pré-condições necessárias para a prática do DAY TRADE, sendo elas:

Tempo:

O DAY TRADER deve se dedicar ao mercado em tempo integral ou pelo menos estar completamente focado entre a abertura e fechamento de uma operação. Já tivemos a oportunidade de mencionar que um profissional do trading é como se fosse um atleta de alta performance. Não existe espaço para amadores no mundo esportivo profissional. Por isso, não acreditamos ser possível vencer nos mercados especulando sem dedicação exclusiva à prática do trading. Dividir a atenção do mercado com outras tarefas é um dos primeiros passos para a formação de operadores perdedores.

Dinheiro:

Não adianta querer operar com uma quantia muito pequena de dinheiro. Quantias pequenas ensejam utilização de alavancagem excessiva que por sua vez violam regras de controle de risco. Não somos contra a sua utilização, mas alavancagem não deve ser utilizada com o objetivo de encurtar o caminho. Operações de DAY TRADE propiciam lucros percentuais menores e despesas com corretagem, emolumentos e imposto de renda maiores. Por isso essa operação demanda quantias maiores de dinheiro para serem vitoriosas. A lógica da criação da BRASIL TRADERS é exatamente essa. Proporcionar o ingresso de jovens talentosos ao mercado com capital para o exercício da atividade de trading. Confira nossa página sobre recrutamento.

Plataforma profissional:

Esse tipo de operação exige uma plataforma de negociação confiável, estável e veloz. É importante procurar uma corretora que alie custos e entrega de uma plataforma de operações de primeira linha. Na Capital Markets nossos alunos e traders possuem subsídio para utilizar plataformas de negociação profissionais. Confira no link:

Frieza:

Operadores de sucesso não se deixam levar por sentimentos como medo e euforia. O medo nos congela e faz com que não fechemos uma operação mal sucedida, transformando um prejuízo pré-calculado em uma perda insuportável. A euforia nos leva a ganância e a autoconfiança excessiva, levando o day trader a operações impulsivas e alavancadas que acabam gerando perdas desnecessárias.

Dinamismo:

Day traders bem sucedidos são pessoas dinâmicas e de raciocínio rápido. São operações que exigem raciocínio imediato. “Você deve agir instantaneamente, se parar para pensar, está morto!” diz Elder. Operadores lentos “pegam o trem” atrasado nas altas e demoram a zerar posições.

Disciplina:

Sem disciplina, não se cumpre o plano, não se segue o método e muito menos as regras de controle de risco. Desvios do plano afastam o trader da vantagem que o método produz e violações de regras de controle de risco jogam contra o fator sobrevivência. Sem disciplina é impossível vencer nos mercados, principalmente em day trading. O descontrole é sem dúvidas a maior causa das sequências de operações perdedoras.

Em síntese, agora que você já conhece as caraterísticas e os pré-requisitos para tornar-se um trader profissional está pronto para dar o próximo passo? No Método Brasil Traders iremos juntos ajudá-lo nessa jornada.

TEM CERTEZA QUE JÁ QUER SAIR ?

Agradecemos sua visita e temos um PRESENTE ESPECIAL PARA VOCÊ
Baixe Agora Nosso E-book: 5 Passos para Lucrar com a Bolsa de Valores
DOWNLOAD