Tudo o que um Trader precisa saber

Um Trader profissional precisa de uma série de conhecimentos para atingir o sucesso em sua profissão e manter uma base de lucros sólida. Caso contrário, o resultado será um só: prejuízo! Há inúmeros conhecimentos que o Trader profissional precisa desenvolver para que possa operar com muito mais segurança e competência.

Tudo o que um Trader precisa saber

Na verdade, são esses conhecimentos que iremos apresentar aqui, que separam os Traders profissionais, dos aventureiros da Bolsa. Os primeiros, tem uma longa vida útil na Bolsa, acumulando lucros e operações bem sucedidas. Já os aventureiros tem convicção que a Bolsa de Valores é sorte e sinônimo de riqueza fácil, mas, em pouco tempo, são dizimados pelos prejuízos constantes.

Abaixo, entenda os principais conhecimentos e comportamentos que encontramos num Trader profissional e bem sucedido:

Análise de ações:

Há diferentes escolas de análise de ações. Para investidores com objetivos de operações em longo prazo (acima de 6 meses), que geralmente tem uma outra profissão e não possuem tempo para acompanhar diariamente as variações e tendências através do Home Broker, a escola fundamentalista é a mais indicada e utilizada. Nesse caso, serão analisados fatores como o faturamento da empresa, crescimento, tendências de mercado, lucratividade, entre outros.

Já a outra escola é a de análise técnica ou gráfica, é a mais utilizada para o curto prazo. Baseada na teoria de Dow, utiliza-se da leitura e interpretação dos movimentos do ativo, através de gráficos. E em cima da análise destes gráficos, é possível encontrar tendências (primárias, secundárias e terciárias) que vão dar um direcionamento ao preço das ações. Vale lembrar, os gráficos são formados a partir de oferta e demanda (compra e venda).

A análise técnica dará ao Trader um patamar mais completo sobre os pontos de resistência e de suporte, que são a base para a escolha dos momentos de entrada e saída das operações.

Além dela, temos ainda outras possibilidades de análise como o Tape Reading, que baseia as ações de compra e venda com base no fluxo de ordens (oferta e procura) do mercado.

E qual você deve utilizar? Na verdade, o ideal é testar um pouco de tudo e foca naquilo que fez sentido para você. Não existe melhor ou pior e as ferramentas que lhe impactaram e que combinam com você devem ser as escolhidas para um processo de especialização e aperfeiçoamento.

Diferentes opções de Trading

Um dos maiores enganos de iniciantes é acreditar que Traders operam exclusivamente no mercado acionário. No geral, o Trader profissional tem suas preferências e vai operar prioritariamente nelas, mas existe uma vasta quantidade de opções de investimentos, e acredite, muitas delas até mais lucrativas do que as ações habitualmente conhecidas, como Petrobras, Vale, etc.

Alguns exemplos de ativos que podem ser operados:

Ações;
Opções;
Índices;
Moedas;
Commodities;
Cotas imobiliárias;
Entre outras.

Cada um desses mercados apresenta grandes oportunidades, mas tem suas particularidades e o Trader deve observar o seu perfil  para optar pelo mercado que irá operar.

Também, o Trader pode trabalhar em tempos operacionais diferentes:

Day Trade ou intraday: compra e venda de ações no mesmo dia;

Swing Trade: opera em médio e longo prazo, comprando e vendendo após dias ou semanas;
O tipo “ideal” depende exclusivamente do perfil do Trader, da sua capacidade emocional, expectativa de lucro, tempo e até mesmo em razão dos resultados. Existem Traders que não conseguem ganhar dinheiro em uma modalidade e ganham em outra, é preciso analisar cada caso e objetivo.

Estratégias de investimentos

A infinidade de opções de análises, tipos de investimentos e ferramentas faz com que o Trader muitas vezes fique perdido. Por isso o profissional deve ter boa capacidade de foco em sua estratégia de operações e evitar a “ganância”, estabeleça objetivos de ganhos e limites de perdas e cumpra-os!

O Trader deve aprender como montar sua estratégia de operações. Mas como fazer isso? Há vários fatores envolvidos. A estratégia está ligada a quanto de liquidez você deseja, grau de risco, montante que tem para investir. Para traçar a melhor estratégia o ideal é estudar o mercado financeiro, análises e conversar com Traders mais experientes.

Controle de risco

O risco é algo constante na vida de um Trader profissional. Afinal, é em cima dele que o Trader constrói sua carreira. Mas o risco não deve ser visto com esta visão “romântica”. O Trader profissional precisa saber como controlar o risco e, principalmente, o seu emocional. O motivo de investidores iniciantes quebrarem ou sofrerem perdas elevadas tende a ser 1 só:

NÃO FECHAR A POSIÇÃO NO MOMENTO ESTABELECIDO.

Se você já investe, mesmo que pouco, certamente já passou pela seguinte situação:

“Sua estratégia era um ganho de 3%, aceitando uma perda de 2%. O mercado foi desfavorável e ao bater os 2% você simplesmente ignorou toda a análise e pensou: “logo volta”. Em seguida, o mercado caiu ainda mais e seu prejuízo é 6%. E agora?”

Simples, faça o que deve ser feito, controle seu emocional, siga estratégias e você terá bons resultados como trader.

Existem diversas formas de fazer o controle de risco, principalmente se estivermos falando de ações. No geral, o Trader dilui o capital em diferentes ações e até mesmo mercados para evitar prejuízos em quedas inesperadas. Além disso, técnicas de Stop Loss (saída automática ao atingir um determinado preço) também ajudam a reduzir o risco, já que diminuem o fator emocional citado acima.

Disciplina e controle emocional

Estes são comportamentos que serão determinantes para o sucesso do Trader profissional. Disciplina para estudar e analisar o mercado da melhor forma possível. Manter o Set Up bem montado e alinhado com suas operações.

Veja, preste muita atenção!

Um Trader profissional e lucrativo não pensa em DINHEIRO, ele trabalha com percentuais. Esqueça que está investindo 1 milhão ou 10 mil reais, o trabalho é o mesmo. Conheço dezenas de casos de pessoas que operavam de forma altamente lucrativa com baixos valores, mas ao aumentar o investimento simplesmente se tornavam “receosas” e cometiam erros grotescos.

Também, manter a inteligência emocional para que você possa se manter controlado quando o mercado oscilar de uma forma que você não esperava é decisivo, pois se apavorar somente atrapalha, seja frio, calculista e siga o planejamento e instruções dos profissionais que estão ao seu lado para ajudá-lo.

Estes são os conhecimentos e comportamentos que serão a base para o sucesso do Trader. Sem eles, dificilmente você conseguirá resultados acima da média ou chegará aos objetivos estimados.

Em nosso e-book gratuito 5 passos para lucrar com a Bolsa de Valores você aprenderá tudo isso e muito mais. Baixe agora, é gratuito e com certeza fará toda diferença nos seus ganhos como investidor!

TEM CERTEZA QUE JÁ QUER SAIR ?

Agradecemos sua visita e temos um PRESENTE ESPECIAL PARA VOCÊ
Baixe Agora Nosso E-book: 5 Passos para Lucrar com a Bolsa de Valores
DOWNLOAD